
Reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência em soluções para o tratamento de metais líquidos, a Tecnosulfur apresenta suas tecnologias, com ênfase à inovadora linha MT (Multi-Treatment) de cored wire. A tecnologia de arame tubular encapsulado, conhecida como cored wire, integra em uma única etapa, as operações de dessulfuração, nodularização e pré-inoculação no ferro fundido.
Essa solução elimina a necessidade de múltiplas adições manuais, reduzindo variabilidade, retrabalho e tempo de processo. Com isso, fundições de diferentes portes podem alcançar maior padronização e produtividade em seus processos de tratamento de metais líquidos, além de segurança operacional e eficiência econômica.
O cored wire MT é um arame tubular desenvolvido especialmente para aplicações em fundições que desejam otimizar o tratamento de metais líquidos. Seu diferencial está em como ele atua. Por meio de feeders automáticos, o arame é introduzido de forma controlada no banho metálico, garantindo precisão na dosagem e consistência nos resultados.
Ao integrar três etapas críticas do tratamento de metais líquidos em uma única aplicação, dessulfuração, nodularização e pré-inoculação o processo elimina desperdícios e minimiza falhas comuns em métodos tradicionais. Isso resulta em peças de melhor qualidade, com menor variação de magnésio e enxofre e com características metalúrgicas mais consistentes.
A linha MT é vista como uma mudança de paradigma, permitindo as empresas que produzem somente ferro fundido cinzento, migrarem para o ferro nodular, agregando valor ao seu portfólio e ampliando a competitividade no mercado. A automação do tratamento de metais líquidos também garante rastreabilidade, algo essencial para fundições que buscam padrões internacionais de qualidade e certificações de processos.
TRATAMENTO DE METAIS LÍQUIDOS COM DIFERENCIAL COMPETITIVO
A linha MT se apresenta como um diferencial estratégico no tratamento de metais líquidos por oferecer redução da variabilidade do processo assegurada pela dosagem automatizada, melhoria da produtividade com menor tempo de tratamento e menos retrabalho, flexibilidade com possibilidade de ampliar o portfólio de ligas produzidas e segurança operacional por reduzir a exposição de operadores a produtos químicos.
Essa inovação, já utilizada nos Estados Unidos e na Europa pela Affival (empresa do Grupo Opta), chega agora à América Latina adaptada às necessidades da indústria regional, com a Tecnosulfur liderando sua aplicação prática no Brasil e países vizinhos.
Com essa tecnologia, há menor geração de escória e resíduos sólidos, além de redução no consumo de ligas e materiais granulares, eliminando excessos típicos dos processos manuais. Isso significa menor emissão de fumos e poeiras, garantindo um ambiente de trabalho mais limpo e seguro para os colaboradores. Outro impacto positivo é a possibilidade de certificações ambientais, já que as fundições que adotam o cored wire MT conseguem comprovar práticas sustentáveis alinhadas às exigências do mercado global.
SOBRE A TECNOSULFUR
Fundada em 1990, em Sete Lagoas (MG), a Tecnosulfur ao longo de mais de três décadas, construiu uma trajetória de liderança no fornecimento de insumos e soluções para siderurgias e fundições. Em 2024, passou a integrar o Grupo Opta, fortalecendo sua presença em toda a América Latina por meio da unidade OPTA LatAm, que conecta operações no Brasil e no México. Com certificações ISO 9001 e ISO 14001, e em processo para conquistar a ISO 45001, a Tecnosulfur se posiciona como parceira confiável para empresas que valorizam qualidade, sustentabilidade e inovação. Além disso, possui o reconhecimento como Great Place to Work, reafirmando seu compromisso com um ambiente de trabalho ético, seguro e valorizador das pessoas.