
A 13ª Metalurgia – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços, iniciou nesta terça-feira, em Joinville-SC, trazendo as tecnologias que moldam o futuro da indústria para um dos principais polos da indústria de fundição do Brasil e da América Latina. A feira reúne 240 expositores, vindos de todas as regiões do Brasil, além de outros nove países – Alemanha, Bielorússia, China, Espanha, EUA, França, Índia, Itália e Tailândia.
A solenidade de abertura contou com a presença da vice-prefeita, Rejane Gambin, vereadores, representantes de entidades do setor, expositores e visitantes. “Nos quatro dias de evento, nossa expectativa é receber profissionais de todo o Brasil e de outros países em um ambiente de oportunidades e soluções que mostram para onde caminha a indústria do futuro”, comentou Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.
O gerente executivo da FIESC/SESI/SENAI Regional Norte-Nordeste, Marco Aurélio Goetten, destacou programas de educação conduzidos e apoiados pelo sistema, diretamente ligados ao setor de metalurgia e fundição. “Nosso papel é contribuir para o desenvolvimento da indústria por meio de profissionais capacitados e soluções que contribuam para o desenvolvimento da indústria do futuro em nosso país”, enfatizou.
O presidente da ABINFER – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais, Christian Dihlmann, destacou a importância de Joinville no setor, por concentrar o maior adensamento de ferramentarias do país e de profissionais capacitados que já levaram a sua expertise para indústrias de outros países. “Estamos trabalhando para estruturar em Joinville um centro de formação do setor e o mundo voltará os seus olhos cada vez mais para Joinville”.
A vice-prefeita Rejane Gambin, parabenizou a organização do evento e a contribuição que traz para o desenvolvimento da cidade e da indústria da região. “Desejo vida longa a Metalurgia e que tenhamos cada vez mais eventos com essa qualidade em nossa cidade”, comentou.
Organizada pela Messe Brasil, a Metalurgia segue até sexta-feira, das 13h às 20h, conta com o apoio da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e ABINFER (Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais).
QUARTA-FEIRA SERÁ MARCADA POR ATIVIDADES DE CONHECIMENTO E NEGÓCIO
O Cintec Fundição – Congresso de Inovação e Tecnologia em Fundição, realizado durante a Metalurgia com a organização da plataforma Dr. Fundição, reúne especialistas, pesquisadores e empresas, nesta quarta-feira (8). Com o objetivo de apresentar tendências e soluções para os desafios da fundição, a programação do congresso inclui palestras técnicas que abordam a otimização de processos e o uso de inteligência artificial aplicada à indústria.
A Rodada de Negócios reúne nesta quarta-feira (8), das 7h45 às 18h, no Hall de acesso à Expoville, compradores e vendedores do segmento em reuniões dinâmicas de apresentação de produtos e serviços. Entre os compradores estão confirmados profissionais da área de suprimentos das empresas ArcelorMittal, Cercena, Ciser, Franklin Electric, Igna, Intelbras, Nidec, Romi, Schulz Automotiva e Stara. Do outro lado, cerca de 50 empresas, incluindo expositores da feira, divulgam suas soluções que abrangem matérias primas, máquinas, equipamentos, serviços e insumos.
A programação de Wokshops gratuitos promovidos pelos expositores, com temas ligados as tecnologias e inovações do setor, completam a programação do segundo dia do evento.
SERVIÇO
Metalurgia 2025 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: 7 a 10 de outubro de 2025
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC
Organização: Messe Brasil
Apoio: FIESC, ABIMAQ e ABINFER
Acesso a partir de 14 anos
Credenciamento de visitantes: https://metalurgia.com.br/