
O segundo dia da Metalurgia 2025 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços foi marcado por uma intensa movimentação de visitantes, conteúdo técnico e conexão para negócios. A programação desta quarta-feira reuniu profissionais da indústria na feira, nos workshops, na rodada de negócios e no CINTEC Fundição – Congresso de Inovação e Tecnologia, consolidando o evento como o principal ponto de encontro do setor no Brasil.
Robson Gomes, da ADF Soluções trouxe novidade para a feira em inspeção de tratamento térmico. “Atuamos com análise da camada de dureza com uso de inteligência artificial, uma tecnologia pioneira no Brasil. A inspeção pode ser feita de forma automática, através de robô, automação ou manipulação sem necessidade de corte do material”, explica.
Martin Orioni Morales, da Automatic participa da feira com as soluções em macharia e moldagem cold box. “é um ambiente fundamental para rever amigos, inovar, buscar soluções para que a fundição no Brasil possa ser cada vez mais competitiva. É um momento único e vale a pena conferir as novidades”, avalia.
José Saraiva, da Metalúrgica Wind atua no mercado de usinagem seriada e trouxe as soluções da empresa para a feira. “Estamos na feira com o objetivo de buscar novos parceiros e novos negócios, em um ambiente com muitas oportunidades”, comenta.
Com expositores de diversas regiões do país e visitantes altamente qualificados, a Metalurgia segue até sexta-feira (10), em Joinville/SC, consolidando-se como o principal palco para negócios, tecnologia e conhecimento do setor.
OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS
A Rodada de Negócios da Metalurgia 2025 proporcionou um ambiente estratégico para o fechamento de parcerias e ampliação de redes comerciais. O formato aproximou fornecedores e compradores da cadeia produtiva, gerando conexões que devem se desdobrar em novas relações comerciais após o evento.
Bruna Aguiar Lopes, do Grupo Trust, conta que atua no mercado com o fornecimento de serviços ligados ao comércio exterior. “A Metalurgia é estratégica para nosso posicionamento no mercado, especialmente na região Sul do Brasil. Nosso objetivo na rodada foi ampliar a proximidade e as parcerias com as empresas desse setor”, destaca.
Douglas Dias Tavares, das Indústrias Romi conta que conheceu parceiros, tecnologias e soluções. “A rodada é um celeiro de oportunidades e estamos satisfeitos com a qualidade do evento, a troca de informações e os possíveis negócios”, relata
FOCO NO CONHECIMENTO
Os workshops técnicos promoveram debates e atualizações sobre tendências e soluções aplicadas à indústria, no segundo dia da Metalurgia, com a participação de especialistas de empresas expositoras que apresentaram casos de sucesso e novas tecnologias em processos produtivos, automação e sustentabilidade. A programação de workshops continua nesta quinta-feira em três salas simultâneas
O CINTEC Fundição – Congresso de Inovação e Tecnologia também teve destaque na programação. O encontro reuniu representantes da indústria, academia e instituições de pesquisa para discutir temas voltados à transformação digital, novos materiais, eficiência energética e sustentabilidade. As apresentações evidenciaram o papel da inovação como fator essencial para a competitividade e o futuro do setor metalúrgico brasileiro.
Fernando Oliveira, CEO Dr. Fundição destaca que é a segunda vez que organiza o evento na Metalurgia e reuniu cerca de 60 profissionais do setor de fundição interessados em debater as tecnologias e inovações do mercado. “Trouxemos temas atualizados do dia a dia das indústrias e soluções para aprimorar as técnicas dos processos e aumentar a performance”, destaca.
Fernando Hess Rodrigues, da Hess&Blanco Consultoria foi um dos apresentadores do congresso. “Fiz uma apresentação sobre avaliação de processos de fundição especiais com foco no setor automotivo, em atendimento aos requisitos das montadoras. Destaco a qualidade dos debates e o alto nível técnico e do público participante”, avalia.
Guilherme Pauli, da WEG esteve presente para assistir as apresentações. “Eu me interessei pelo evento pelo conteúdo técnico e os temas relacionados ao dia a dia da fundição. Foi um momento rico em troca de ideias, com foco em melhorar processos e conhecer novas tecnologias para elevar a qualidade dos produtos”, comenta.
SERVIÇO
Metalurgia 2025 – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços
Data: 7 a 10 de outubro de 2025
Horário: 13h às 20h
Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC
Organização: Messe Brasil
Apoio: FIESC, ABIMAQ e ABINFER
Acesso a partir de 14 anos
Credenciamento de visitantes: https://metalurgia.com.br/