10 Tipos diferentes de Processo de Fundição de Metais
O que é Processo de Fundição de Metais ?
Fundição refere-se ao método de processamento de fusão de metal sólido em estado líquido e despejá-lo em um molde de forma específica para ser solidificado.
A parte solidificada também é conhecida como peça fundida , que é ejetada ou quebrada do molde para completar o processo.
A fundição é um processo no qual o metal é fundido em um líquido que atende a certos requisitos e vazado no molde.
Após resfriamento, solidificação e limpeza, obtém-se o fundido com forma, tamanho e desempenho pré-determinados.
Como a peça fundida está quase formada, ela pode atingir o objetivo de nenhuma usinagem ou uma pequena quantidade de processamento, o que reduz o custo e reduz o tempo de fabricação até certo ponto.
A fundição é um dos processos básicos da indústria manufatureira moderna.
A maioria dos materiais a serem fundidos são metais (como cobre, ferro, alumínio, estanho, chumbo, etc.) que são originalmente sólidos, mas aquecidos a líquidos, enquanto os materiais do molde de fundição podem ser areia, metal ou mesmo cerâmica.
Os métodos usados variam de acordo com diferentes requisitos.
A fundição é um dos primeiros processos de trabalho a quente do metal dominado pelo ser humano, com uma história de cerca de 6.000 anos.
Os metais a serem fundidos são cobre, ferro, alumínio, estanho, chumbo, etc. os materiais do molde de fundição comum são areia bruta, argila, vidro de água, resina e outros materiais auxiliares.
O molde de fundição especial inclui fundição de investimento, fundição de espuma perdida, fundição de molde de metal, fundição de molde de cerâmica, etc. (areia bruta inclui: areia de quartzo, areia de magnésia, areia de zircônio, areia de cromita, areia de forsterita, areia de cianita, areia de grafite, ferro areia, etc.)
Processo tecnológico: metal líquido → enchimento → retração de solidificação → fundição
Características do Processo de Fundição
Ela pode produzir peças com qualquer formato complicado, especialmente aquelas com formato de cavidade interna complicado.
Forte adaptabilidade, tipos de liga ilimitados e tamanho de fundição quase ilimitado.
Ampla fonte de materiais, os resíduos podem ser refundidos e o investimento em equipamentos é baixo.
Alta taxa de refugo, baixa qualidade da superfície e más condições de trabalho.
10 tipos de Processo de Fundição
A classificação do processo de fundição pode ser dividida nos 10 tipos a seguir, incluindo fundição em areia, fundição de investimento, fundição sob pressão, fundição de baixa pressão, fundição centrífuga, fundição sob pressão por gravidade, fundição sob pressão a vácuo, fundição sob pressão, fundição com espuma perdida, fundição contínua.
A seguir, apresentaremos as definições, características, vantagens e desvantagens desses 10 diferentes processos de fundição.
Fundição em Areia
O que é Fundição em Areia ?
Um método de fundição para produzir peças fundidas em um molde de areia. Aço, ferro e a maioria dos fundidos de ligas não ferrosas podem ser obtidos por fundição em areia.
Processo de Fundição em Areia
Características técnicas Fundiçào em Areia:
- Adequado para fazer espaços em branco com formas complexas, especialmente com cavidade interna complexa;
- Ampla adaptabilidade e baixo custo;
- Para alguns materiais com baixa plasticidade, como o ferro fundido, a fundição em areia é o único processo de conformação para a fabricação de suas peças ou blanks.
- Aplicações : Bloco de motor automotivo , cabeçote, virabrequim e outras peças fundidas.
Fundição por Investimento
O que é Fundição de Investimento ?
Um tipo de método de fundição que geralmente se refere a fazer padrões em materiais fusíveis, cobrindo a superfície do padrão com várias camadas de materiais refratários e, em seguida, derretendo o padrão fora do invólucro do molde para obter um molde sem uma superfície de separação, que pode ser preenchido após o cozimento em alta temperatura.
Processo tecnológico Fundição de Investimento:
Processo de Fundição de Investimento
Vantagens Fundição de Investimento:
- Alta precisão dimensional e precisão geométrica;
- Alta rugosidade superficial ;
- Pode fundir peças fundidas complexas e as ligas fundidas não são restritas.
Desvantagens Fundição de Investimento:: procedimentos complicados e alto custo
Aplicação do Processo de Fundição por Investimento
É adequado para a produção de peças pequenas com formas complexas, requisitos de alta precisão ou outros processamentos difíceis de executar, como pás de motores de turbina.
Fundição Sob Pressão
O que é Fundição sob Pressão ?
O líquido de metal de alta pressão é pressionado em uma cavidade de molde de metal de precisão em alta velocidade, e o líquido de metal é resfriado e solidificado sob pressão para formar uma peça fundida.
A fundição sob pressão foi aplicada pela primeira vez na indústria automotiva e na indústria de instrumentos, e depois se expandiu gradualmente para várias indústrias, como máquinas agrícolas, indústria de máquinas-ferramenta, indústria eletrônica, indústria de defesa nacional, computadores, equipamentos médicos, relógios, câmeras e hardware diário.
Processo tecnológico da Fundição sob Pressão:
Vantagens Fundição Sob Pressão:
- O líquido metálico é submetido a alta pressão e a taxa de fluxo é rápida durante a fundição sob pressão.
- Boa qualidade do produto, tamanho estável e boa intercambialidade.
- Alta eficiência de produção e moldes de fundição sob pressão podem ser usados muitas vezes.
- É adequado para produção em massa com bons benefícios econômicos.
Desvantagens Fundição Sob Pressão:
- A fundição é propensa a produzir poros finos e encolhimento.
- As peças fundidas têm baixa plasticidade e não devem trabalhar sob carga de impacto e vibração.
- Ao fundir uma liga de alto ponto de fusão, a vida útil do molde é baixa, o que afeta a expansão da produção de fundição sob pressão.
Aplicações Fundição Sobre Pressão:
A fundição sob pressão foi aplicada pela primeira vez na indústria automotiva e na indústria de instrumentos, e depois se expandiu gradualmente para várias indústrias, como máquinas agrícolas, indústria de máquinas-ferramenta, indústria eletrônica, indústria de defesa nacional, computadores, equipamentos médicos, relógios, câmeras e hardware diário.
Fundição Baixa Pressão:
O que é Fundição de Baixa Pressão ?
Refere-se ao método de fazer o metal líquido preencher um molde sob baixa pressão (0,02 – 0,06MPa) e cristalizar sob pressão para formar uma peça fundida.
Processo tecnológico Fundição Baixa Pressão
Características técnicas Fundição Baixa Pressão
A pressão e a velocidade durante o vazamento podem ser ajustadas, para que possam ser aplicadas a vários moldes de fundição (como moldes de metal e moldes de areia), fundição de várias ligas e peças fundidas de vários tamanhos.
O preenchimento por injeção inferior é adotado, o preenchimento de líquido metálico é estável e não há fenômeno de respingo, o que pode evitar o envolvimento de gás e a erosão da parede e do núcleo de moldagem, o que melhora a taxa de qualificação das fundições.
A fundição cristaliza sob pressão.
A peça fundida tem uma estrutura densa, um contorno claro, uma superfície lisa e altas propriedades mecânicas.
É particularmente benéfico para a fundição de grandes peças de paredes finas.
Elimine a necessidade de encher o riser e aumente a taxa de utilização de metal para 90-98%.
Baixa intensidade de trabalho, boas condições de trabalho, equipamento simples, fácil de realizar mecanização e automação.
Aplicação Fundição Baixa Pressão
Usado principalmente em produtos tradicionais (cabeçote, cubo, estrutura do cilindro, etc.).
Fundição Centrífuga
O que é Fundição Centrífuga ?
É um método de fundição no qual o metal fundido é derramado em um molde rotativo, e o molde é preenchido e solidificado sob a ação da força centrífuga.
Processo tecnológico da Fundição Centrífuga
Vantagens da Fundição Centrífuga:
- Quase não há consumo de metal no sistema de vazamento e no sistema de riser, o que melhora o rendimento do processo.
- O núcleo pode ser omitido ao produzir peças fundidas ocas, de modo que a capacidade de enchimento de metal pode ser muito melhorada ao produzir peças fundidas tubulares longas.
- O fundido possui alta densidade, poucos defeitos como poros e inclusão de escória, e altas propriedades mecânicas.
- É fácil fabricar peças fundidas de metal composto de barris e mangas.
Desvantagens da Fundição Centrífuga:
- Existem certas limitações quando usados na produção de peças fundidas com formatos especiais.
- O diâmetro do furo interno da fundição não é preciso, a superfície do furo interno é áspera, a qualidade é ruim e a margem de usinagem é grande.
- A fundição é propensa a segregação de gravidade específica.
Aplicação da Fundição Centrífuga:
A fundição centrífuga foi usada pela primeira vez para produzir tubos fundidos.
Em casa e no exterior, metalurgia, mineração, transporte, máquinas de irrigação e drenagem, aviação, defesa nacional, automotivo e outras indústrias têm usado processos de fundição centrífuga para produzir peças fundidas de aço, ferro e ligas de carbono não ferrosas.
Entre elas, a produção de tubos de ferro fundido centrífugo, camisas de cilindro de motores de combustão interna e camisas de eixo é a mais comum.
Fundição por Gravidade
O que é Fundição sob Pressão por Gravidade ?
Refere-se a um método de moldagem no qual o metal líquido é preenchido com um molde de metal sob a ação da gravidade e resfriado e solidificado no molde para obter uma fundição.
Processo tecnológico da Fundição por Gravidade
Vantagens da Fundição por Gravidade:
- O molde de metal tem grande condutividade térmica e capacidade de calor, rápida velocidade de resfriamento, estrutura de fundição densa e propriedades mecânicas cerca de 15% maiores do que a fundição em areia.
- Pode obter fundidos com maior precisão dimensional e menor rugosidade superficial, além de possuir boa estabilidade de qualidade.
- Como o núcleo de areia não é usado e raramente usado, o ambiente é melhorado, poeira e gases nocivos são reduzidos e a intensidade do trabalho é reduzida.
Desvantagens da Fundição por Gravidade:
- O próprio molde de metal não é respirável, e certas medidas devem ser tomadas para evacuar o ar e o ar gerado pelo núcleo de areia na cavidade.
- O molde de metal não tem concessão e rachaduras são fáceis de ocorrer quando a fundição é solidificada.
- Os moldes de metal têm um ciclo de fabricação mais longo e um custo mais alto. Portanto, bons efeitos econômicos só podem ser mostrados quando produzidos em massa.
Aplicação do Processo de Fundição por Gravidade:
A fundição de metal é adequada para a produção em larga escala de peças fundidas de ligas não ferrosas, como ligas de alumínio e ligas de magnésio com formas complexas, bem como peças fundidas e lingotes de ferro e aço.
Fundição a Vácuo:
O que é Fundição a Vácuo ?
Um processo avançado de fundição sob pressão que melhora as propriedades mecânicas e a qualidade da superfície das peças fundidas, removendo ou reduzindo significativamente os poros e gases dissolvidos na peça fundida, extraindo o gás na cavidade do molde durante a fundição sob pressão. processo de fundição.
Processo tecnológico Fundição a Vácuo
Vantagens da Fundição a Vácuo
- Ele pode eliminar ou reduzir os orifícios de ar dentro da fundição sob pressão, melhorar as propriedades mecânicas e a qualidade da superfície da fundição sob pressão, bem como o desempenho do revestimento.
- Para reduzir a contrapressão da cavidade, pode-se usar uma pressão específica mais baixa e uma liga com baixo desempenho de fundição. É possível fundir peças maiores com máquinas pequenas.
- Melhorou as condições de enchimento, pode lançar fundidos mais finos.
Desvantagens da Fundição a Vácuo
- A estrutura de vedação do molde é complicada, fazer e instalar é difícil, então o custo é alto.
- Se o método de fundição a vácuo não for controlado adequadamente, o efeito não será muito significativo.
Fundição de Espuma Perdida ou Fundição Sólida
O que é Fundição de Espuma Perdida (também conhecida como fundição sólida) ?
É um novo método de fundição que combina modelos de parafina ou espuma semelhantes ao tamanho e à forma da fundição para formar um cluster de modelo.
Após escovar e secar o revestimento refratário, ele é enterrado em areia de quartzo seca para vibrar.
Derramando sob pressão negativa para vaporizar o modelo, o metal líquido ocupa a posição do modelo e é formado após solidificação e resfriamento.
Processo tecnológico da Fundição Sólida ou Espuma Perdida
Pré-espuma → Moldagem por espuma → Revestimento por imersão → Secagem → Modelagem → Vazamento → Areia caindo → Limpeza
Características técnicas da Fundição Sólida
- Fundição de alta precisão, sem núcleo de areia, reduzindo o tempo de processamento.
- Sem superfície de separação, design flexível e alto grau de liberdade.
- Produção limpa sem poluição.
- Reduza os custos de investimento e produção.
Aplicação da Fundição Sólida
É adequado para a produção de vários tamanhos de peças fundidas de precisão com estruturas complexas.
Não há restrições quanto aos tipos de ligas e lotes de produção.
Tais como caixa de motor de ferro fundido cinza, cotovelo de aço manganês alto e assim por diante.
Fundição Contínua
O que é Fundição Contínua ?
É um método avançado de fundição. Seu princípio é derramar continuamente metal fundido em um molde de metal especial chamado cristalizador.
A fundição solidificada (em crosta) é puxada continuamente para fora da outra extremidade do molde e pode obter qualquer comprimento ou comprimento específico de fundição.
Processo tecnológico da Fundição Contínua
Características técnicas da Fundição Contínua
Como o metal é resfriado rapidamente, os cristais são densos, a estrutura é uniforme e as propriedades mecânicas são boas.
Economize metal e melhore o rendimento.
Procedimentos simplificados, eliminando modelagem e outros procedimentos, reduzindo assim a intensidade de trabalho e diminuindo muito a área de produção necessária.
A produção de fundição contínua é fácil de realizar mecanização e automação e melhorar a eficiência da produção.
Aplicação da Fundição Contínua
O lingotamento contínuo pode ser usado para fundir aço, ferro, ligas de cobre, ligas de alumínio, ligas de magnésio e outras peças fundidas longas com seções transversais constantes, como lingotes, placas, tarugos, tubos, etc.
Fundição por Conformação sob Pressão
O que é Fundição por Conformação Sob Pressão Pressão ?
É um método de solidificação de metal líquido ou semi-sólido sob alta pressão e conformação fluida para obtenção direta do produto ou blank.
Tem as vantagens de alta taxa de utilização de metal líquido, processo simplificado e qualidade estável.
É uma tecnologia de conformação de metal que economiza energia com perspectivas de aplicação em potencial.
Processo tecnológico da Fundição por Conformação sob Pressão
Fundição sob pressão direta:
Tinta spray, liga fundida, fixação do molde, pressurização, retenção de pressão, alívio de pressão, separação do molde, desmoldagem e reajuste do blank.
Fundição sob pressão indireta:
Revestimento por spray, fixação do molde, alimentação, enchimento, pressurização, retenção de pressão, alívio de pressão, separação, desmoldagem em branco, reajuste.
Características técnicas da Fundição por Conformação sob Pressão
- Pode eliminar os poros internos, encolhimento e outros defeitos.
- Baixa rugosidade superficial e alta precisão dimensional.
- Pode prevenir a ocorrência de rachaduras na fundição.
- Fácil de realizar mecanização e automação.
Aplicações da Fundição por Conformação sob Pressão
Pode ser usado para produzir vários tipos de ligas, como liga de alumínio, liga de zinco, liga de cobre, ferro fundido nodular, etc.
Saiba Mais:
- A importância da Metrologia na Indústria de Fundição: Equipamentos Utilizados
- A Microfusão em Ligas não Ferrosas: uma técnica de produção de peças de alta precisão
- Origetec Máquinas para Fundição e suas Soluções para Processo Cold Box estão confirmados na Metalurgia
- Metalúrgica Maske apresenta Serviços e Produtos Especializados de Corte a Laser para a Indústria Metalmecânica